Edgard Soares

Edgard Soares nasceu em Belo Horizonte em 28 de setembro de 1937. Filho de Jair Soares e Elvira Barros Soares (Dona Ló), viveu toda a sua vida dentro da Doutrina Espírita, e com sua ânsia de ajudar ao próximo, formou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) na segunda turma de formandos em 1964.

Fez especialização em Análise Transacional e trabalhou no IPSEMG – Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais -, no setor de Psiquiatria, onde aplicou suas técnicas na área clínica por 37 anos.

Em 1959, durante a II Semana da Fraternidade, em Caratinga, conheceu Eliaci Macedo Soares, com quem se casou em janeiro de 1961. Da união, tiveram seis filhos, dez netos e quatro bisnetos.

Como um dos integrantes do Grupo da Fraternidade Irmã Ló, ajudava nas tarefas dando palestras nas reuniões públicas sobre um tema valiosíssimo: o “Compromisso com a Alegria”. Com essas palestras, surgiu, então, a ideia de se registrar no papel esse conteúdo e, em 1999, lançou o livro “Compromisso com a Alegria”, cujo tema se tornou a sua bandeira e do Grupo Ló.

Mas o que é o “Compromisso Com a Alegria”? É um ‘contrato’ que fazemos conosco para vivermos mais alegremente e com mais intensidade em todos os âmbitos de nossa vida, seja familiar, pessoal, profissional, afetiva, social e/ou religiosa.

De acordo com Edgard, é viver o hoje, o agora. O ontem já passou e deixou um alicerce para o hoje, e o hoje será a preparação de um tempo que há de vir: o futuro. Só podemos viver o momento presente: o agora. O agora é o tempo mágico em que é possível realizar coisas e concretizar sonhos e anseios. É perceber que não somos perfeitos e que todos os seres humanos têm defeitos e qualidades.

Edgard desencarnou em 16 de julho de 2002 por infarto, aos 64 anos. Hoje, ele atua como um dos mentores do Grupo Ló a inspirar e levar à frente a bandeira da fraternidade e da alegria.

© 2020 GFIL